O último fim-de-semana de Setembro foi sem dúvida em cheio. No Sábado estive com o Penim Loureiro na Mundo Fantasma (uma das melhores livrarias de BD que conheço) para a inauguração da exposição 25 Almas.
Nesta exposição, 25 autores portugueses, a convite dos autores, reinterpretaram esta jovem enigmática, cada um emprestado o seu estilo próprio para dar vida à personagem criada pela por mim e pelo Penim. Esta exposição está integrada nas atividades da Bedeteca atualmente instalada no Shopping Center Brasília, Avenida, no Porto.
Os autores convidados
Rita Alfaiate, Pedro Morais, Álvaro, Daniel Maia, Diogo Carvalho, Eliseu Gouveia, Fernando Lucas, Filipe Duarte, Paulo Airosa, Pedro Nascimento, Renato Abreu, Ricardo Leite, Ricardo Santo, André Diniz, Derradé, Henrique Gandum, Inês Garcia, João Amaral, João Gordinho, Jorge Coelho, Lança Guerreiro, Luís Louro, Miguel Lázaro, Miguel Jorge, Patrícia Costa, Monica Fonseca


Recomendo vivamente passarem pela Bedeteca, uma colecção impressionante de banda desenhada doada por coleccionadores e editoras disponível para consulta. Desde as obras portuguesas mais recentes, às revistas clássicas como a Tintin, pode-se encontrar um pouco de tudo neste espaço totalmente gerido por voluntários.

No Domingo, fui até Gaia ao Festival Bang! organizado pela Saída de Emergência para falar um pouco da reedição dos Anjos e para dinamizar um painel com o Nuno Almeida e o Nuno Ferreira sobre o prémio António de Macedo da Editorial Divergência.
Foi uma conversa muito interessante sobre o que é isto de escrever, especialmente ficção especulativa, o que nos move, o que nos entusiasma, e como prémios como este são, por vezes, o empurrão que se precisa para continuarmos a publicar.
